Paróquia do Santo Apóstolo Mateus

Paróquia do Santo Apóstolo Mateus


  • Pároco: Sacerdote Mateus

  • Endereço: Rua Zelindo Marafante, 150 Piedade CEP 54.400-370 Jaboatão dos Guarapes-PE

  • Telefone: (81)98157-9280

  • E-mail: padremateus@yandex.ru

  • Website: https://www.facebook.com/igrejarussarecife

  • Localização: Clique aqui para acessar o mapa

  • Informações Adicionais:




    A Paróquia Santo Apóstolo Mateus é constituida de Fiéis brasileiros e russos. Todavia, se caracteriza por ser uma comunidade nascida originalmente de brasileiros convertidos do Presbiterianismo e do Anglicanismo para a Fé Ortodoxa.

    A paróquia tem suas raízes em 2003, quando um grupo de cristãos anglicanos e presbiterianos se reuniu com o pastor Antonio Eça de Seixas Júnior (hoje padre Mateo) para estudar a Ortodoxia sob a orientação de Clérigos do Patriarcado Sérvio. Na Páscoa de 2007, todos foram recebidos por meio dos sacramentos do batismo e da confirmação, e o ex-pastor recebeu como nome o do Santo Apóstolo e Evangelista Mateus.

    Infelizmente, graves conflitos provocaram escândalo e resultaram em abandono da Igreja Sérvia e acolhimento do convite de uma Igreja Ucraniana não-canônica de os acolherem.

    As relações comunitárias com o "bispo" ucraniano foram amistosas e sempre pacíficas. Contudo, à medida que a comunidade ia amdurecendo sua vivência e percepção da Fé, a questão da não-canonicidade passou a incomodar.

    Padre Mateus
    Entretanto, ainda que apartados da Igreja Sérvia, a nossa comunidade contava com o amor e cuidado do Arquimandrita Pedro do Mosteiro Sérvio da Santíssima Trindade, o qual não cessava de orar e buscar ocasiões para nos trazer de volta à canonicidade.

    Em resposta as orações e esforço do Arquimandrita Pedro, Deus fez, por meio da atuação do Padre Alexandre Guerra (Patriarcado de Antioquia), amigo pessoal do Padre Mateus, que o Padre Francisco (Igreja Russa do Patriarcado de Moscou) tomasse conhecimento da nossa situação. O Padre Francisco atuou junto ao Vladika Inácio, à época, o Metropolita Russo da Argentina, Brasil e América do Sul, o qual nos submeteu a um período probatório. Ao final deste período, a comunidade recebeu a visitas do Reverendo Padre Anatole (Decano do Brasil), acompanhado do Reverendo Padre Francisco, os quais logo após retornarem, fazem uma visita à Comunidade, e no seu retorno, o Padre Anatole recomendrecomendaram ao Vladika Inácio a a ordenação do “Clero” e a recepção de todos os Fiéis da Paróquia.

    Em 5 de junho de 2019, Sua Eminência, o Metropolita Inácio, acompanhado dos Reverendos Padres Anatole e Francisco, chega a Recife; e no dia seguinte, na Grande Festa da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vladyka Ignatius, ordena o Sr. Antonio Eça de Seixas Júnior ao diaconato, preservando o nome de Mateus, e no dia 9 de junho de 2019, no sétimo domingo de Páscoa e na celebração do Santos Padres do Primeiro Concílio Ecumênico, Vladika Ignacio ordena o Senhor Wemmerson Lima de Seixas (Padre Esteban) Diácono, e ao Padre Diácono Mateus, o faz Presbítero.