Paróquia São Sérgio de Radonej na cidade de Porto Alegre - RS.

 

Paróquia de São Sérgio de Radonej


  • Pároco: Arcipreste Anatolie Topala

  • Endereço: Av. General Lúcio Esteves, 215, Porto Alegre - RS, Brasil.

  • Telefone: +55 (51) 3341-3847

  • E-mail: t.anatolie@gmail.com

  • Conta Para Doações: Banrisul - Agência: 0070 - Conta Corrente: 068559970-9


História da Paróquia de São Sérgio de Radonej

A primeira tentativa de fundar uma Paróquia Ortodoxa em Porto Alegre aconteceu no ano de 1938, quando o Sacerdote Andrey Lysenko, de Campina das Missões, começou a visitar os ortodoxos e celebrar em suas casas. Em 1949, após a segunda Guerra Mundial, com a chegada de algumas centenas de famílias russas, ucranianas, bielorrussas e búlgaras, a presença eslava em Porto Alegre cresceu, tornando viável fundar oficialmente a Paróquia em nome de São Sérgio de Radonej.


O primeiro pároco foi o Arcipreste Alexandre Malinin. Primeiramente foi construído o templo de madeira e a casa paroquial. Em 1956-57, com os esforços do pároco Hegúmeno Valentin (Bogdanov), foi construída a atual igreja em alvenaria, sendo consagrada em 1957 pelo Arcebispo Teodocius (Samoloivich). Em 1995 a Paróquia passou da jurisdição da Igreja Ortodoxa Russa fora das fronteiras para o Patriarcado de Moscou e, desde então, o pároco é o Arcipreste Anatolie Topala. Desde a fundação da Paróquia e a construção do templo, este espaço é um local único em Porto Alegre, onde são celebradas as Divinas Liturgias com a presença de eslavos e brasileiros. 


Em 15 de fevereiro de 2006, no dia da Festa do Encontro de Nosso Senhor, no Templo, aconteceu a celebração histórica encabeçada pelo Metropolita Kirill (Gundyaev) [hoje Santíssimo Patriarca de Moscou e toda Rússia], com a participação do Metropolita da Argentina, Brasil e da América do Sul Platão e o Bispo Hilarion (Alfeyev) - hoje Metropolita e chefe do Departamento das Relações Exteriores do Patriarcado.

No ano de 2017 a Paróquia festejou solenemente, com a participação do Metropolita da Argentina, Brasil e América do Sul Inácio, o Jubileu de 60 anos desde a consagração do templo.

Nomes dos Sacerdotes que serviram a Paróquia desde a fundação:


Sacerdote Andrey Lysenko

Arcipreste Alexandre Malinin

Higumeno Valentin (Bogdanov)

Arcipreste Sérgio Borodin

Sacerdote Vitalie Glagoliev

Sacerdote Eugênio Parkhomenko

Sacerdote Alexei Adelfin

Sacerdote Sérgio Turoverov

Sacerdote Vlassiy Kornievsky

Arcipreste Anatolie Topala


Paroquianos eleitos para serem ordenados:


Arcipreste Vassily Pavlovsky

Sacerdote Piotr Zavadovski

Sacerdote Nicolau Plonsky